BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Benefícios do Chá verde

Boa Noite Pessoal!!!
Esta postagem sobre o chá verde foi a primeira que fiz no blog "Avidafeliz" ,no dia 18/10/07
na categoria "Dicas de saúde",a qual agora tem blog próprio.
Volto a postar porque o chá verde terá mais postagens.




Os cientistas não param de comprovar os ínúmeros efeitos da infusão em prol da saúde.Algo que os chineses já conhecem há cerca de 4000 anos.

Os ocidentais talvez ignorem, mas o chá verde é uma das bebidas mais populares do mundo.Todo dia são servidas cerca de 1 bilhão de xícaras __sim,1 bilhão!__,a maioria delas em países orientais, fiéis consumidores do líquido amarelo esverdeado cujo aroma é tão sutil que mal se percebe.
O chá preto, preferido no Ocidente, é muito mais perfumado.Os dois, no entanto, vêm da mesma planta, a Camellia sinensis. Mas, para se obeter o preto, as folhas são fermentadas. Depois, ficam em um forno especial sendo oxidadas a uma temperatura que varia entre 35 e 80 graus Celsius. Assim, boa parte de seus componentes é modificada ou destruída. Já no chá verde as folhas são expostas ao vapor d'água logo depois de colhidas.Isso barra a fermentação. Em seguida, secam naturalmente. Resultado: continuam guardando os princípios ativos da planta, os quais têm diversas benéficas no organismo.
Como preparar:
-A proporção considerada ideal é a de 1 colher rasa de chá por xícara.Deixe-o em infusão durante 4 a 8 minutos.É o tempo necessário para que todos os princípios ativos passem para a água.

Contra o câncer
O chá verde contém uma substância conhecida pela sigla EGCG, que tem sido muito badalada.
Não é atoa: ela é capaz de barrar uma enzima a quinol-oxidase, que estimula o crescimento das células cancerosas__especialmente as de intestino, esôfago,pulmão,mama e pele.

Contra a Diarréia
O tanino do chá ajuda a proteger a parede do intestino. "Mas, em excesso, pode atrapalhar a absorção dos alimentos e provocar a desnutrição", adverte o farmacêutico Paulo Chanel, da Universidade de São Paulo.
O tanino e outras substâncias da bebida também agem diretamente contra as bactérias nocivas derretendo as suas membranas.

Contra a Embriaguez
A cafeína e o tanino da bebida compensam um pouco a ação do álcool no cérebro,ajudando a deixar sóbrio o indivíduo que exagerou na dose.

Contra a asma
Uma mólecula chamada teofilina, ao lado da cafeína, que também está presente, dilata os brônquios nos pulmões. Isso facilita a respiração dos asmáticos e pode ajudar pacientes com gripe, bronquite ou pneumonia.

BENEFÍCIOS CONHECIDOS


- diminuo o colesterol
- reforça os vasos sangüineos
- favorece o coração -é antiflamatório
-normaliza a função da tireóide
-ajuda na regeneração da pele -aumenta a energia -é antidepressivo
-ajuda a curar doenças do fígado
- tem efeito antigripal no caso de consumo prolongado
-inibe a formação de pedras na vesícula e nos rins.
-como teu flúor, previne as cáries.
-fornece boas doses de vitaminas e sais minerais.
-retarda o envelhecimento, por ser antioxidante.
-tem efeitos anticancerígenos.


Para refrescar agora no verão que vem chegando,deixo uma receita bem fácil ds fazer:


-1/3 de copo de concentrado de chá
-1/3 de copo de suco de maçã
-1/3 de copo de água mineral com gás

Modo de preparo:
-Faça uma infusão com a seguinte proporção: 1 colher de chá da planta para 1/4 de xícara de água fervendo.
Misture esse líquido forte, na quantidade indicada acima, com os outros ingredientes.Esse concentrado pode ser usado em combinações variadas de sucos.

0 comentários: