BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 29 de novembro de 2009

Ovário

O que é:tumor maligno que atinge o ovário,difícil de ser diagnosticado,pois geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial.Cerca de 70% dos casos já estão em estágio avançado quando diagnosticados.Apresenta altos índices de mortalidade,porém é bem menos frequente que o câncer do colo do útero.
Causas:As mulheres devem estar atentas aos fatores de riscos hormonais,ambientais e genéticos,porém,infelizmente,cerca de 90% dos cânceres do ovário são esporádicos (não apresentam fator de risco reconhecido)",alerta a ginecologista Elisabete Dobao.
Exames:consulta regular com o ginecologista,principalmente mulheres acima dos 50 anos.A partir do exame de toque,é possível identificar o aumento do tamanho dos órgãos pélvicos,verificar mudanças no local e orientar exames complementares.O Papanicolaou não detecta alterações no ovário.
Tratamento:cirurgia,redioterapia e quimioterapia,dependendo do tipo e estágio do tumor e das condições no início,é possível remover somente o ovário afetado,o que não acaba com a possibilidade da mulher engravidar.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Colo do útero

O que é:tumor maligno que acomete a porção vaginal do útero,chamado cérvice uterina ou colo uterino.No estado inicial,não apresenta sintomas.
Causas: o HPV (vírus do papiloma humano)está presente em mais de 90% dis casos deste tipo de câncer.O vírus pode ser transmitido por relações sexuais.Outros fatores,como início precoce da atividade sexual,grande número de parceiros sexuais,tabagismo,higiene íntima inadequada e uso prolongado de anticoncepcionais orais podem desencadear o câncer do colo do útero.
Exames:toda mulher que tem ou já teve atividade sexual deve submeter-se a exame preventivo periódico,anualmente.O exame é chamado de Papanicolaou(exame preventivo)e é disponível em postos de saúde.
Tratamentos:o tipo de tratamento é decidido pelo médico,a partir da avaliação de cada caso(varia de cirurgia a laser até remoção total do útero).

domingo, 22 de novembro de 2009

Câncer
Conheça a doença e medidas simples que podem preveni-la

"O câncer ocorre quando o organismo perde o controle sobre um determinado tipo de célula e esta passa a se multiplicar de forma rápida e desordenada.A partir daí,pode invadir outros órgãos e impedir o seu funcionamento adequado".Essa é a definição de Marcelo Alvarenga Calil,diretor clínico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Cada tipo de câncer pode ser desencadeado de formas diferentes,por influência genética e/ou exposição a agentes químicos,físicos ou biológicos.Na mulher,os principais cânceres são de mama,colo uterino e intestino.No homem,são os de próstata,pulmão e estômago.
"Afastar hábitos danosos (tabagismo,consumo excessivo de álcool e exposição a luz solar),adquirir hábitos saudáveis (alimentação equilibrada e prática de atividades físicas),e acompanhamento médico do IBCC,Marcelo Fukuhara Kawata,para prevenir o risco de desenvolviemnto do câncer.
Dentre as formas de prevenção citadas,estudos recentes têm destacado a dieta balanceada como medida decisiva na redução dos riscos de diversos tipos de câncer.

Tipos de câncer
Conheça as partes do corpo mais afetadas pela doença,quais as causas e como tratar.

Mama
O que é:caracteriza-se por nódulos ou tumor nos seios,que pode ou não ser acompanhado de dor.Em alguns casos,surgem nódulos nas axilas.
Causas:idade avançada,menstruação precoce,menopausa tardia,primeira gravidez após os 30 anos ou ausência de gestações,consumo de bebidas alcoólicas e alimentação desiquilibrada.A hereditariedade representa 10% do total dos casos de câncer de mama,segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Exame:exame clínico das mamas,realizado anualmente para mulheres acima dos 30 anos,mamografia anual após os 40 anos e auto-exame das mamas."Procurar um mastologista ou hispital especializado no tratamento do câncer,tão logo seja percebida qualquer lesão suspeita,ou encaminhada pelo ginecologista para sanar qualquer dúvida nos resultados dos exames anuais",recomenda a ginecologista Elisabete Dobao.
Tratamentos:o médico decidirá qual o melhor tipo de tratamento entre os possíveis estão a cirurgia (remoção do tecido cancerígeno ou do seio inteiro),radioterapia e quimioterapia.
O auto-exame é importante desde cedo
Cerca de 35% dos casos de câncer de mama ocorre em mulheres com menos de 50 anos.
Aprenda a fazer o auto-exame no site:
http://www.mamainfo.org.br/
ou em
http://www.ibcc.org.br/indexSite.htm


sexta-feira, 20 de novembro de 2009

OS BENEFÍCIOS DO MEL


Use e abuse dos seus poderes terapêuticos

Além de delicioso,o mel é poderoso no combate de doenças,como gripe,asma,amidalite,problemas de circulação e infecções.O produto também acelera a cicatrização,melhora o funcionamento do intestino,aumenta a resistência física e garante energia ao corpo.
Os profissionais da saúde incentivam o consumo regular de mel para quem deseja ter uma melhor qualidade de vida.Isso porque o alimento é rico em frutose,sacarose,glicose (carboidratos),potássio,selênio,cobre,fósforo,ferro,vitaminas do complexo B,vitamina C e alguns tipos de aminoácidos.

TIPOS DE MEL E FUNÇÕES CURATIVAS
-Eucalipto:é indicado para doenças do aparelho respiratório.
-Laranjeira:contém propriedades sedativas e regula o intestino,.
Silvestre:tem o poder de acalmar,desintoxicar e fortificar.
Assa-peixe:é utilizado em casos de queimaduras,de picadas de inseto e de doenças dermatológicas.
-Com própolis e agrião:melhora a circulação sanguinea,é descongestionante e anti-inflamatório.
Com propólis e gengibre:combate disfunções de garganta e infecções de laringe,faringe e amídalas.
Com propólis e limão:indicado para gripes e resfriados.

Conservação correta
-Mantenha o recipiente bem fechado e protegido da luz ou do calor.
-Não coloque colheres úmidas ou sujas no pote.
-Quando o mel cristalizar e você precisar dele mais líquido,deixe o recipiente em banho-maria na água morna.
-Se for bem conservado,o mel pode durar até três anos.

Remédio caseiro
Aliviar tosse,infecções na garganta e na gengiva
Misture o sumo de 3 limões com 1 xícara (chá) de água morna e 2 colheres (sopa) de mel.Tome morno.

Contra gripes
Amasse 1 dente de alho com o cabo de uma colher.Acrescente 1 colher (sopa) de mel,1 colher (sopa) de sumo de limão e 1 xícara(chá) de água quente.Coe,espere amornar e beba.

Atenção!!!
Mesmo sendo um remédio natural,é preciso tomar cuidado com a ingestão do mel.Crianças,diabéticos e gestantes só devem tomá-lo sob orientação médica.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Contra-indicações

Saiba o que você pode ou não utilizar em seuas receitas

Açafrão: não deve ser consumido na gravidez.
Alcachofra: não é indicada para grávidas e mulheres em fase de amamentação.
Alecrim:gestantes,mulheres que amamentam,diabéticos,hipertensos,homens com distúrbios na próstata e pessoas com problemas dermatólogicoa devem evitá-lo.
Alfavaca:destantes não podem consumir.
Alho:não é recomendado para quem possui problemas de estômago.
Camomila:não deve ser ingerida em casos de rinite alérgica.
Canela:evite o consumo na gestação e no período menstrual.
Cardamomo:portadores de úlcera e gastrite não podem consumi-lo.
Carqueja:não é indicada para mulheres grávidas ou em fase de amamentação.
Cebola:pessoas com estômago sensível não devem consumi-la.
Chá verde:deve ser evitado por grávidas,crianças,diabéticos e hipertensos.
Cravo-da-índia:não é recomendado na gestação.
Erva-doce:pesoas com úlceras podem ter problemas com essa planta.
Espinheira-santa:mulheres que amamentam devem evitá-la.
Eucalipto:não é recomendado para crianças,gestantes e mulheres em fase de amamentação.
Gengibre:não é indicado em casos de gastrite,hipertensão,diarréia e sudorese excessiva.
Gergelim:deve ser evitado em casos de diarréia.
Ginseng:diabéticos,grávidas e mulheres que amamentam devem evitar o consumo.
Guaco:portadores de doenças do fígado ou problemas de coagulação não podem consumir.
Hortelã:crianças pequenas,mulheres grávidas ou em fase de amamentação,pessoas com enxaqueca ou sudorese excessiva devem evitar o consumo.
Menta:em excesso causa irritação no estômago e náusea.
Mostarda:em excesso,agride o estômago.Pessoas com pele sensível não devem fazer aplicação de cataplasmas com mostarda.
Nos-moscada:em doses elevadas,provoca mal-estar e intoxicação.
Orégano:o consumo deve ser evitado na gravidez.
Pimenta:em casos de úlcera e gastrite,não deve ser ingerida.
Salsa:Não é indicada para portadores de problemas renais e gestantes.

Todas as postagens sobre Temperos até esta foram tiradas da revista Série Saúde em casa-Ed 02-2008

TOMILHO

Destrói a ação de bactérias e fungos nocivos à saúde

O tomilho possui em seus componentes um óleo chamado timol,que,dentre outros peincípios,alivia os sintomas de coqueluche,laringite,asma,gripe e resfriado.Pode ser fungicida,é recomendado no tratamento de candidíase e de problemas de saúde causados por bactérias e fungos.Também é diurético e elimina toxinas do organismo.

Contra coqueluche
Em uma panela,leve para ferver 1 colher (sopa) de folhas de tomilho e 1 xícara (chá) de água.Espere amornar e coe.Beba em seguida,4 vezes por dia.

Melhorar gripe
Ferva 1 colher (sopa) de tomilho,1 dente de alho e 1/2 litro de água.Espere amornar e coe.Tome 3 xícaras (chá) por dia,adoçadas com mel à vontade.

Estimulante do organismo
Coloque, no liquidificador,1 colher (sopa) de folhas de tomilho,2 colheres (sopa) de salsa picada e 1 xícara (chá) de água filtrada.Bata bem e coe.Beba em seguida.

Combater asma
Em umapanela,leve para ferver 1 colher (sopa) de folhas de tomilho,1 colher (chá) de gengibre ralado e 1/2 litro de água.Desligue o fogo e deixe descansando por 5 minutos.Em seguida,coe.Adoce com 2 colheres (sopa) de mel e beba 2 xícaras (chá) por dia.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

SALSA

Combate anemia e icterícia

É fonte de vitamina C e facilita a absorção de ferro pelo organismo.Também é diurética,melhorando o problema de retenção urinária.O consumo regular de salsa ainda estimula a digestão.
Eliminar retenção urinária
Em uma xícara (chá) vazia,coloque 1 colher (sopa) de raízes de salsa.Despeje água fervente por cima até completá-la.Espere amornar,coe e tome em seguida.

Melhorar icterícia
Em uma panela,leve para ferver 1 colher (sopa) de raízes de salsa,1 colher (sopa) de folhas de picão e 1/2 litro de água.Desligue o fogo e espere amornar.Coe e beba 2 xícaras (chá) por dia.

Aliviar picadas de insetos
Em um recipiente,macere 2 colheres (sopa) de salsa e 1 colher (sopa) de vinagre.Coloque em uma gaze e passe cuidadosamente sobre as picadas.Deixe agor por 5 minutos e lave em seguida.

Bronzeamento estético está proibido

Máquinas de bronzeamento artificial são proibidas no Brasil

A Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, proibiu o uso e venda dos aparelhos que emitem raios ultravioletas O equipamento só será autorizado para tratamento médico. As lâmpadas das cabines de bronzeamento artificial desencadeia a formação de células cancerígenas.
http://www.riograndenoticias.com.br/news.php?readmore=2254

sábado, 14 de novembro de 2009

PIMENTAS

são usadas em remédios caseiros e fortalecem sua saúde

Existem vários tipos de pimenta.As mais comuns para tratar doenças são a pimenta-do-reino e a caiena.Confira os seus principais efeitos terapêuticos no organismo e algumas receitas.

Pimenta-do-reino
Das pimentas em grãos,é a mais conhecida.Dente seus valores nutricionais,estão vitaminas B1 e B2,cálcio,ferro,proteínas e amido.É digestiva,reduz os gases intestinais e também mehora inflamações nos brônquios.Em compressas,é bastante usada para tratar micoses.

Primenta-vermelha ou caiena
Em pó,seu sabor é bastante acentuado.Nos tratamentos caseiros,é recomendada para melhorar as dores da astrose,pois age nas terminações nervosas.

Aliviar gases intestinais
Em uma panela,leve para ferver 1 xícara (chá) de água e 1 pitada de pimenta-do-reino.Desligue o fogo e deixe descansar por cerca de 5 minutos.Coe e tome 1 vez por dia.

Abrir apetite
Em uma xícara (chá) vazia,coloque uma pitada de pimenta-vermelha em pó.Despeje água fervente por cima até completá-la.Tome 30 minutos antes das principais refeições (almoço e jantar)

Melhorar faringite
Em uma xícara (chá) vazia,coloque 1 colher (sopa) de pimenta-do-reino moída.Despehe água fervente por cima até completá-la.Espere amornar e coe.Junte o suco de 1 limão-galego e utilize esse líquido para fazer gargarejos,2 vezes ao dia.

Contra reumatismo
Em um pote de vridro,macere 1 colher (sopa) de pimenta-vermelha.Despehe 1/2 copo (100 ml) de álcool por cima e tampe.Deixe descansar por 10 dias,mexendo diariamente.Use esse líquido para massagear suavementes a região afetada pela dor.Lave em seguida.

A pimenta-vermelha ou caiena contém uma substância chamada capsaicina,que,dentre outras funções,inibe a sensação de dor.Isso porque ela impede que os nervos emitam sinais de dores ao cérebro.São encontradas no mercado sob a forma de cremes,mas,antes de utilizá-las,procure seu médico para saber se são adequadas ao seu caso e para dar início a um tratamento.

MOSTARDA

Ativa a circulação sanguinea e auxilia na prisão de ventre

As folhas de mostrada têm propriedades laxantes e digestivas,estimulam a circulação sanguinea,aumentam o apetite e combatem vômitos.Já as sementes da erva são utilizadas em cataplasmas para aliviar dores musculares,reumáticas e processos inflamatórios em geral.

Melhorar a circulação
Ferva 1 litro de água com 3 colheres (sopa) de sementes de mostrada.Coe e coloque o preparado em uma banheira ou uma bacia grande.Adicione água morna e faça um banho de imersão durante 15 minutos.Após o tempo indicado,tome o seu banho normalmente,para retirar os resíduos da mostarda.

Contra a prisão de ventre
Durante uma semana,misture 1 colher (café) de grãos de mostarda brancos e inteiros em 1/2 copo de água fria e consuma 1 hora antes das principais refeições (almoço e jantar)

Cuidado:pessoas de pele sensível devem evitar o contato direto com a mostarda,para evitar irritação.

MENTA

Refresca o organismo e elimina toxinas

Acredita-se que o consumo regular de menta faz uma verdadeira faxina no organismo,elimiando impurezas.Assim como a hortelã,melhora o funcionamento do aparelho digestivo,acelera o metabolismo e age como estimulante natural.Também tem propriedades analgésicas,sendo indicada para tratar infecções e irritações na garganta.

Problemas estimacais
Ferva 1 colher (sopa) de flores frescas de menta,1 colher (sopa) de folhas de carqueja e 1/2 litro de água.Desligue o fogo e deixe descansar por 3 minutos.Coe e tome após as principais refeições (almoço e jantar)

Inflamação de garganta
Em uma panela,leve para ferver 1 colher (sopa) de folhas frescas de menta e 1 xícara (chá) de água.Desligue o fogo e deixe amornar.Coe e adoce com 1 colher (sopa) de mel.Beba 2 xícaras (chá) por dia,sendo uma delas 30 minutos antes de se deitar.

Chá refrescante
Ferva 1 colher (sopa) de folhas frescas de menta e xícara (chá) de água.Espere esfriar e coe.Despehe no liquidificador e bata com 1 copo de água-de-coco,1/2 limão e pedras de gelo.Tome 2 xícaras (chá) por dia.

Dica prática
Como a menta é bastante refrescante e revigora o organismo,você pode adicioná-las a seus chás e sucos.

MANJERONA

De aroma adocicado,a manjerona é uma planta usada em receitas caseiras como analgésico,aliviando dores de cabeça e congestão nasal.Ainda combate insônia,reduz as contrações involuntárias dos músculos e até mesmo convulsões.

Tratar insônia
Leve para ferver 1 colher (sopa) de folhas de manjerona,1 colher (sopa) de semntes de erva-cidreira e 1 xícara (chá) de água.Espere amornar e coe.Adoce com mel a gosto e tome quente,30 minutos antes de se deitar.

Aliviar congestão nasal
Leve para ferver 2 colheres (sopa) de manjerona e 1 litro de água.Em seguida,despehe em uma bacia.Cubra sua cabeça com uma toalha e inale o vapor aos poucos.Apenas tenha cuidado para não se queimar.

Dor de cabeça
Ferva 1 colher (sopa) de folhas de manjerona e 1 xícara (chá) de água.Espere amornar e coe.Beba em seguida.

Banho calmante
Ferva 5 litros de água e 5 colheres (sopa) de folhas secas de manjerona.Espere amornar e coloque em uma banheira ou bacia.Despeje o chá em seu corpo,do pescoço para baixo,por 10 minutos.

MANJERICÃO

Reduz as dores da gastrite e a intensidade das cólicas

Se usado em gargarejo e bochechos,o chá de manjericão combate dor de garganta,mau hálito e aftas.É bastante recomendado para tratar problemas intestinais,prisão de ventre,cólicas e os sintomas da gastrite.Também melhora asma e regula a menstruação.

Tratar dor de garganta
Leve para ferver 1 colher (sopa) de folhas de manjericão e 1 xícara (chá) de água.Espere amornar e coe.Adoce com mel a gosto e tome 2 vezes por dia.

Aftas
Ferva 1 colher (sopa) de folhas de manjericão,1 colher (sopa) de folhas de abacate e 1/2 litro de água.Espere amornar e coe.Faça bochechos com esse chá 2 vezes por dia.

Cólicas
Em uma xícara (chá),coloque 1 colher (chá) de folhas de manjericão e 1 colher de sementes de erva-doce.Despeje água fervente por cima até completá-la.Espere amornar.Coe e beba em seguida.

LOURO

Diminui os sintomas do reumatismo e dá mais disposição

O chá de louro é bastante usado para melhorar a circulação sanguinea,prevenindo o entupimento das artérias,e regular o fluxo menstrual.Também age como estimulante natural,aliviando o cansaço.Ainda facilita a digestão e combate gripes e resfriados.

Má digestão
Ferva 1 xícara (chá) de água,1 folha de louro e 1 folha de carqueja.Espere amornar e coe.Beba após as principais refeições(almoço e jantar).Não adoce.

Gripe
Ferva 1 folha de louro,1 colher (sopa) de folhas de eucalipto e 1 xícara (chá) de água.Deixe descansar por 5 minutos e coe.Adoce com 2 colheres (sopa) de mel e acrescente 5 gotas de própolis.Beba 3 vezes por dia.

Reumatismo
Ferva 20 folhas de louro,1 colher (sopa) de folhas de angélica e 5 litros de água.Espere amornar e coe.Coloque o chá em uma banheira ou bacia.Despeje o preparado em seu corpo,do pescoço para baixo.

Combater cansaço
Ferva 1/2 litro de água,acrescente 1 folha de louro e colher (sopa) de folhas de chá verde.Espere amornar e cor.Beba 2 xícaras (chá) por dia,adoçadas com 1 colher (sopa) de mel.

LIMÃO

É rico em vitamina C e melhora a circulação

O consumo de limão aumenta as defesas do organismo contra gripes,resfriados e tosses.É capaz de reduzir os níveis de colesterol ruim e de prevenir a diabete tipo 2.Ainda desintoxica o organismo e facilita a circulação sanguinea,combatendo a formação de placas de gordura.

Controlar diabete
No liquidificador,bata o suco de 1 limão,1 berinjela descascada e picada e 1/2 litro de água.Coe e beba 2 xícaras (chá) por dia.Não adoce.

Combater gripre e resfriado
Em um recipiente,misture bem o suco de 1 limão-galego e 1 colher (chá) de mel.Tome 2 colheres (sopa) por dia.

No liquidificador bata o suco de 2 limões,1/2 maçã descascada e sem sementes,1/2 cenoura pequena picada e 1 copo de água-de-coco até ficar homogêneo.Adoce a gosto e tome em seguida.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Hortelã

Alivia a dor de cabeça e a sinusite

O consumo de chá de hortelã diminui inchaços,gases e cólicas intestinais.Como é relaxante,combate a insônia e dá sensação de tranquilidade.Também trata infecções respiratórias como asma e bronquite,e controla enjôos e vômitos.

Amenizar enjôos
Ferva 1/2 litro de água,2 colheres (sopa) de folhas de hortelã e 1 colher (sopa) de sementes de erva-doce.Espere amornar e coe.Beba 2 xícaras (chá) por dia.Não adoce.

Ferva 1 xícara (chá) de água,1 colher (sopa) de folhas de hortelã e 1 colher (chá) de folhas de malva picadas.Espere amornar e coe.Tome em seguida,sem adoçar.

Controlar vômito
Em uma panela,leve para ferver 2 folhas de hortelã,1 colher (sopa) de folhas de alfavaca picadas e 1 copo (250 ml) de água.Desligue o fogo e deixe descansar por 10 minutos.Coe e beba aos poucos.Não adoce.

Rica em vitaminas!
As folhas de hortelã são fontes de vitamina A,B e C,por isso seu chá é tão eficaz no combate a gripes e resfriados e alivia infecções na garganta.Além disso,faz uma verdadeira faxina no organismo,eliminando toxinas.