BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 29 de novembro de 2009

Ovário

O que é:tumor maligno que atinge o ovário,difícil de ser diagnosticado,pois geralmente não apresenta sintomas em sua fase inicial.Cerca de 70% dos casos já estão em estágio avançado quando diagnosticados.Apresenta altos índices de mortalidade,porém é bem menos frequente que o câncer do colo do útero.
Causas:As mulheres devem estar atentas aos fatores de riscos hormonais,ambientais e genéticos,porém,infelizmente,cerca de 90% dos cânceres do ovário são esporádicos (não apresentam fator de risco reconhecido)",alerta a ginecologista Elisabete Dobao.
Exames:consulta regular com o ginecologista,principalmente mulheres acima dos 50 anos.A partir do exame de toque,é possível identificar o aumento do tamanho dos órgãos pélvicos,verificar mudanças no local e orientar exames complementares.O Papanicolaou não detecta alterações no ovário.
Tratamento:cirurgia,redioterapia e quimioterapia,dependendo do tipo e estágio do tumor e das condições no início,é possível remover somente o ovário afetado,o que não acaba com a possibilidade da mulher engravidar.

0 comentários: