BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 22 de novembro de 2009

Câncer
Conheça a doença e medidas simples que podem preveni-la

"O câncer ocorre quando o organismo perde o controle sobre um determinado tipo de célula e esta passa a se multiplicar de forma rápida e desordenada.A partir daí,pode invadir outros órgãos e impedir o seu funcionamento adequado".Essa é a definição de Marcelo Alvarenga Calil,diretor clínico do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer (IBCC).
Cada tipo de câncer pode ser desencadeado de formas diferentes,por influência genética e/ou exposição a agentes químicos,físicos ou biológicos.Na mulher,os principais cânceres são de mama,colo uterino e intestino.No homem,são os de próstata,pulmão e estômago.
"Afastar hábitos danosos (tabagismo,consumo excessivo de álcool e exposição a luz solar),adquirir hábitos saudáveis (alimentação equilibrada e prática de atividades físicas),e acompanhamento médico do IBCC,Marcelo Fukuhara Kawata,para prevenir o risco de desenvolviemnto do câncer.
Dentre as formas de prevenção citadas,estudos recentes têm destacado a dieta balanceada como medida decisiva na redução dos riscos de diversos tipos de câncer.

Tipos de câncer
Conheça as partes do corpo mais afetadas pela doença,quais as causas e como tratar.

Mama
O que é:caracteriza-se por nódulos ou tumor nos seios,que pode ou não ser acompanhado de dor.Em alguns casos,surgem nódulos nas axilas.
Causas:idade avançada,menstruação precoce,menopausa tardia,primeira gravidez após os 30 anos ou ausência de gestações,consumo de bebidas alcoólicas e alimentação desiquilibrada.A hereditariedade representa 10% do total dos casos de câncer de mama,segundo dados do Inca (Instituto Nacional do Câncer).
Exame:exame clínico das mamas,realizado anualmente para mulheres acima dos 30 anos,mamografia anual após os 40 anos e auto-exame das mamas."Procurar um mastologista ou hispital especializado no tratamento do câncer,tão logo seja percebida qualquer lesão suspeita,ou encaminhada pelo ginecologista para sanar qualquer dúvida nos resultados dos exames anuais",recomenda a ginecologista Elisabete Dobao.
Tratamentos:o médico decidirá qual o melhor tipo de tratamento entre os possíveis estão a cirurgia (remoção do tecido cancerígeno ou do seio inteiro),radioterapia e quimioterapia.
O auto-exame é importante desde cedo
Cerca de 35% dos casos de câncer de mama ocorre em mulheres com menos de 50 anos.
Aprenda a fazer o auto-exame no site:
http://www.mamainfo.org.br/
ou em
http://www.ibcc.org.br/indexSite.htm


0 comentários: