BLOGGER TEMPLATES - TWITTER BACKGROUNDS »

domingo, 26 de maio de 2013

SAL,O VILÃO SILENCIOSO

Boa Noite Pessoal!!!
Voltei ao meu blog sobre dicas de vida e saúde e quero colocar tudo o que eu achar de interessante para poder dar dicas para ajudar na saúde de todos,se cada um se ajudar um pouquinho,já evitará muitas doenças traiçoeiras que estão ali,aguardando uma oportunidade para nos atacar.
Hoje vou falar sobre o Sal,o vilão silencioso,a maioria das pessoas adoram comidas bem temperadas e abusam na pitada de sal,eu particularmente sempre gostei também de comer comidas fortes,salgadas,mas hj em dia mudei a minha alimentação para garantir uma qualidade melhor na melhor idade,existem maneiras de deixar a comida salgada sem abusar do sal,uma delas que eu aderi é colocar óregano no arroz branco,quando está quase pronto,vc coloca óregano nele,claro que uma pitada bem pequena de sal no cozimento,mas não precisa salgar demais e o arroz branco com alho e cebola já tá mais que temperado,se vc fizer uma comida tipo um carreteiro,por exemplo,o qual vc irá colocar molho de tomate,entre outras coisas a mais, o molho já vem com sal,então lógico que nem precisa colocar sal no carreteiro,eu vou colocar a minha receita de carreteiro no http://avidafeliz.blogspot.com.br/

 CUIDADOS COM AS PITADAS A MAIS
Saleiro na mesa,perigo à vista.Aparentemente inofensivo,aquela pitadinha a mais na receita,dia a dia,pode trazer sérios danos à saúde.Num país acostumado a se esbaldar numa culinária na qual os ícones são o churrasco e a feijoada,a situação fica pior ainda.Confira como substituir o sal na sua alimentação.
Troque o sal por Sal dietédico:composto de metade de cloreto de sódio(sal comum) e metade de cloreto de potássio,possui o mesmo sabor,mas é menos nocivo.
-Temperos alternativos:use mais alho,cebola,orégano e misturas de ervas naturais -como o açafrão e o alecrim,por exemplo -podem ajudar no processo de readaptação ao consumo de menos sal.
-Pimenta: além de não ter contraindicações,a pimenta substitui o condimento com a vantagem de aumentar a circulação sanguínea.

VOCÊ SABIA?

-Dados da Organização Mundial da Saúde apontam que o brasileiro ingere,em média,13 gramas de sal por dia,quase três vezes por dia,quase três vezes a mais do que deveria(cinco gramas).
-O principal problema de abusar do ingrediente é o que está por trás de sua composição química:o sódio.Seu consumo em excesso traz doenças como insuficiência renal e cardíaca,hipertensão,ameaça de derrame,problemas circulatórios,edemas pulmonares,entre outras complicações.
-Nutricionistas ensinam que a medida correta é uma colher rasa de chá.Um bom começo é reduzir ao máximo o consumo de produtos industrializados,já que eles já tem sal naturalmente,como laticínios.O perigo maior,porém,está nos enlatados,embutidos,salgadinhos e macarrões instantâneos,por exemplo.Para se ter uma idéia,cada tablete de caldo de carne possui o necessário de sódio para um dia inteiro.
-Mas o sódio não é um vilão:o problema é seu consumo exagerado.Com o potássio,ele é responsável pela manutenção da quantidade de água no organismo.Ele ajuda,ainda,a regular as passagens de líquido e de substâncias pela membrana das células,mantando a sua pressão osmótica,Além disso,é importante para a transmissão de impulsos nervosos.

Mais uma coisa que esqueci de comentar no inicio e é importante,vários produtos industrializados contém sódio,o próprio adoçante é um,então não abuse também destes produtos,cuide no rótulo quando vc for comprar no supermercado,a quantidade de sódio de cada produto.

Fonte desta reportagem,jornal Diario Gaúcho do dia 13/06/2011

0 comentários: